segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Acessibilidade! Você sabe o que é?



Também já devia ter publicado esse post a um tempo.

Conheça o acesso digital e aprenda sobre acessibilidade na web.

Assista ao vídeo acessibilidade na web: Custo ou Benefício? Nesta página você vai encontrar os links para downloads em diversos formatos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

CSS Sandbox! Brinque com CSS


Aprenda CSS brincando! Use o CSS Sandbox. Experimente!

Vi no blog do Aurélio.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Vídeo curso de Gimp!

Eu já devia ter colocado isso aqui a muito tempo, mas acabou passando.

O LedStyle publicou uma série de vídeo aulas do Gimp. O material está disponível em alta resolução no seguinte endereço:

http://www.debian-ms.org/~condector/gimp/

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Rails for Kids! Participe.

O Rails for Kids é uma maratona de palestras on-line que será realizado dia 15/12/2007, e contará com grandes nomes da comunidade Ruby on Rails do Brasil e de fora.

Mais informações no site do evento: http://www.egenial.com.br/railsforkids/

O evento é promovido pela e-genial.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Besteirol legal!

Vi isso no nome do jogo, tem muita coisa boa lá sobre Ruby e RubyonRails.

  1. Faça uma pesquisa no google imagens sobre qualqer coisas (tipo rails).
  2. Cole na sua barra de endereço o seguinte código:

javascript:R=0; x1=.1; y1=.05; x2=.25; y2=.24; x3=1.6; y3=.24; x4=300; y4=200; x5=300; y5=200; DI=document.images; DIL=DI.length; function A(){for(i=0; i-DIL; i++){DIS=DI[ i ].style; DIS.position="absolute"; DIS.left=Math.sin(R*x1+i*x2+x3)*x4+x5; DIS.top=Math.cos(R*y1+i*y2+y3)*y4+y5}R++}setInterval("A()",5); void(0);

Porque eu escolhi Ruby!

Acho que não precisa falar mais nada.

Resumão de comandos Ruby e RubyonRails!

Vi no Ruby Brasil.

Baixe um resumão de comandos, objetos, palavras reservadas, sintaxe, etc… uma mão na roda para as falhas de memória.

Cheat Sheet do Ruby

Cheat Sheet do Rails

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Vìdeos de introdução ao Ruby! (em Inglês)

Rapidinha, mais Ruby.

Uma série 5 vídeos até o momento do Lucas Holland sobre Ruby.

Em inglês.

Assista aos vídeo.

Ruby. Porque e onde aprender.




Palavras de um entusiasta!

Por que Aprender?

Conheci o Ruby em dezembro de 2006 e de lá pra cá tenho brincado com a linguagem. Mas ao comecar a desenvolver um projeto pessoal foi que puder comprovar o quanto é fácil, rápido e produtivo trabalhar com Ruby.

Os grandes sites de tecnologia apontam o Ruby como umas das linguagens de maior crescimento no mundo e que segundo esta matéria do IDGNow vai dobrar em número de desenvolvedores no Brasil em 2008 ficando atrás apenas da China.

O TIOBE Programming community index(uma espécie de rankig das linguagens de programação) apontou um crescimento de 3 posições do Ruby em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento coloca o Ruby entre as 10 linguagens de programação mais utilizadas no mundo.

O Ruby já passa de seus 12 anos de vida, conta com uma comunidade ativa, nos últimos 3 anos com o advento do Rails espalhou-se pelo mundo inteiro e está a todo o vapor no Brasil. Isso já seria suficiente para olhar para a linguagem.

Segundo o site oficial, Ruby é: "Uma linguagem dinâmica, open source com foco na simplicidade e produtividade. Tem uma sintaxe elegante de leitura natural e fácil escrita".

E ai será que já é motivo o suficiente para aprender? Nem que seja só um pouquinho? Não? Você deve estar se perguntando sobre como anda o mercado para Ruby, já que é uma linguagem que pouca gente do ramo ouviu falar, imagine um cliente! Ora, se você vai desenvolver um aplicativo web e se você tem liberdade para escolher com qual linguagem vai trabalhar(e a maioria dos freelancers tem) experimente RubyonRails. Eu tenho certeza que você vai se surpreender com a facilidade de desenvolvimento. Está começando a trabalhar com web e desenvolvimento agora? Tente o Ruby e Rails. Se você vai dedicar tempo para aprender algo, porque não algo muito, muito produtivo e de baixa curva de aprendizagem?

Se todos os meus argumentos não foram suficientes, apenas acompanhe por um tempo as notícias e novidades da comunidade. Se dê uma oportunidade de conhecer a linguagem, eu tenho quase certeza de que você não vai se arrepender.

Onde Aprender?

Não existem muitos cursos de Ruby ou de Rails no Brasil, mas a comunidade é muito atuante e vem fomentando a criação de grupos regionais. Além disso se você arranha bem no inglês não faltam opções de tutorias, comunidades e screencasts.

Você pode começar a experimentar um pouco de Ruby agora mesmo. Basta acessar o Try Ruby, um site que simula um console do Ruby e ensina os passos básicos da linguagem no seu navegador. O Try Ruby está em inglês mas você pode usar o guia de utilização no rubyonbr.org e aproveitar para se inscrever no fórum que aborda além do Ruby o Rails.

O site do Ruby em portugês tem um manual de Ruby em 20 minutos.

O Ruby Brasil é um site com informações diversas sobre Ruby e Rails.

O Taq, tem um excelente tutorial de Ruby, tutorial esse que serviu de base para um dos primeiros livros sobre o assunto no Brasil, além de um tutorial de Rails.

O Ronaldo Ferraz, do Superfice reflexiva disponibiliza um tutorial super completo para quem quer começar com o Rails.

O Fabia Akita, é o autor do livro Repensando a web com rails e em seu blog sempre existem informações sobre Ruby e RubyonRails.

A e-genial disponibiliza downloads das palestras e eventos realizados em seu ambiente de treinamento chamado Treina Tom. Você ainda pode se inscrever para os próximos eventos.

Em inglês além do site oficial do Ruby, você tem como fonte de informação o RailsCasts do Ryan Bytes, um blog com screencasts sobre o Rails (hoje com 77 episódios publicados) o Ruby Learning e centenas de outros.

Tudo isso é claro sem falar na documentação do Ruby e do Rails. E por último o Google, lá você com certeza vai encontrar muitas outras fontes além dessas.

E fim.
Fica o convite. Aprenda Ruby!

Tabela de compatibilidade de CSS

O diego Eis do Tableless publicou ontem uma tabela de compatiblidade de CSS. A tabela não é completa mas o Diego disse será atualizada conforme tempo livre.

Visite: http://www.tableless.com.br

A tabela esta nesse link: http://tableless.com.br/compatibilidadecss/

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Criando um ícone com o gimp

Este vídeo mostra como criar um ícone para o seu site com o Gimp.

Tô meio gripado... ai tem muita puxada de ar no vídeo... descupem se ficar muito ruím o áudio.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Manipulando imagens com o ImageMagick

Uma leve apresentação do ImageMagick e um pouco de ShellScript.

Há, no vídeo eu falei que não sabia se existia uma versão para windows. Existe sim confira no site: http://www.imagemagick.org

quinta-feira, 1 de novembro de 2007