domingo, 16 de março de 2008

Ajuda com as traduções!

Como existe uma séria de ótimos materias para estudo e consulta em inglês a companhia de um bom dicionário nos momentos de leitura dessa documentação é quase sempre presença obrigatória, mesmo entre os que dominam o idioma.

Mas como a forma de consulta é lenta e as vezes infrutífera, os dicionários online como os do google e aplicativos como o Babylon para Windows e o StarDict um similar multi-plataforma acabam se tornando as melhores opções.

Talvez a maior diferença entre o Babylon e o StarDic é que o primeiro não é livre e exige a compra de uma licença de uso, já o StarDic é totalmente livre e gratuito.

Para quem utiliza o Ubuntu basta usar o synaptic ou o apt-get para realizar a instalação, acredito que o procedimento seja semelhante para qualquer outra distribuição baseada no Debian.

Uma pequena resalva é que após instalado o StarDict não carrega nenhum dicionário e você deve entrar no site do projeto e fazer o download e a instalação dos dicionários desejados, bastando para isso descompactar o arquivo do dicionário e colocá-lo no diretório .stardic/dic do seu diretório home, observe que o diretório dos dicionários é um diretório oculto. Agora basta reiniciar o StarDict e pronto, ele já deve estar funcionando.

O dicionário inglês/português que é disponibilizado para download no site do projeto é muito superficial. Esse problema pode ser resolvido com a utilização dos dicionários do Babylon que podem ser convertidos para serem usuados pelo StarDic, mas você pode encontrar dicionário de inglês/português, português/inglês e inglês/espanhol nesse link: http://arl.wasare.net/stardict/.

Links:





Nenhum comentário: