terça-feira, 4 de setembro de 2007

Ubuntu em Notebook HP Pavilion dv6220BR

Pensei que instalar o Ubuntu 7.04 em um Notebook fosse tão simples quanto em um desktop, pois é, não penso mais. A instalação não foi tão simples assim.

O problema:
Como de costume no processo de instalação coloquei o cd do Ubuntu e dei o boot no Notebook, após o processo de inicialização quando deveria surgir o ambiente gráfico, surpresa, a tela ficou toda branca. Repeti o processo pensado ter ocorrido algum problema no carregamento e o resultado foi o mesmo.

A pesquisa:
Bom, fui direto ao google atrás de uma solução e como de costume encontrei várias, dentre elas testei duas:
  • Teclar f6 no boot do cd e digitar VGA=771;
  • Teclar f6 no boot do cd e digitar noapic noiqdebug irqpoll.

A solução:
A primeira opção funcionou mas com uma série de falhas no ambiente gráfico, mesmo assim fiz a instalção do sistema e para uma surpresa ainda maior após um boot com o sistema já instalado tive o mesmo problema, tela branca.

Já na segunda, tudo correu como esperado, não tive falhas no ambiente gráfico enquanto estava trabalhando pelo cd e não tive problemas após a inicialização do mesmo.

Para complementar fiz a instalação dos drives da minha placa através do menu Sistema > Administração > Gerenciador de Drives Restritos, e enfim, tudo funcionando.

Fica ai a dica.

Um comentário:

FRANCAAX disse...

bom topico mas queria saber se so conseguiu instalar este linux,tentou instalar outros eu tenho um noteboock deste modelo mas ainda nao achei os driver dele para linux tem como vc me da uma ajuda,querp saber se vc conseguiu fazer rodar o Visual Basic(se vc usa )ou sabe se ha outro programa para programação voltada para esta direção de visual basic,Delphi 7 e outros me da uma ajuda ai rodrigofranc@hotmail.com