sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Ruby. Porque e onde aprender.




Palavras de um entusiasta!

Por que Aprender?

Conheci o Ruby em dezembro de 2006 e de lá pra cá tenho brincado com a linguagem. Mas ao comecar a desenvolver um projeto pessoal foi que puder comprovar o quanto é fácil, rápido e produtivo trabalhar com Ruby.

Os grandes sites de tecnologia apontam o Ruby como umas das linguagens de maior crescimento no mundo e que segundo esta matéria do IDGNow vai dobrar em número de desenvolvedores no Brasil em 2008 ficando atrás apenas da China.

O TIOBE Programming community index(uma espécie de rankig das linguagens de programação) apontou um crescimento de 3 posições do Ruby em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento coloca o Ruby entre as 10 linguagens de programação mais utilizadas no mundo.

O Ruby já passa de seus 12 anos de vida, conta com uma comunidade ativa, nos últimos 3 anos com o advento do Rails espalhou-se pelo mundo inteiro e está a todo o vapor no Brasil. Isso já seria suficiente para olhar para a linguagem.

Segundo o site oficial, Ruby é: "Uma linguagem dinâmica, open source com foco na simplicidade e produtividade. Tem uma sintaxe elegante de leitura natural e fácil escrita".

E ai será que já é motivo o suficiente para aprender? Nem que seja só um pouquinho? Não? Você deve estar se perguntando sobre como anda o mercado para Ruby, já que é uma linguagem que pouca gente do ramo ouviu falar, imagine um cliente! Ora, se você vai desenvolver um aplicativo web e se você tem liberdade para escolher com qual linguagem vai trabalhar(e a maioria dos freelancers tem) experimente RubyonRails. Eu tenho certeza que você vai se surpreender com a facilidade de desenvolvimento. Está começando a trabalhar com web e desenvolvimento agora? Tente o Ruby e Rails. Se você vai dedicar tempo para aprender algo, porque não algo muito, muito produtivo e de baixa curva de aprendizagem?

Se todos os meus argumentos não foram suficientes, apenas acompanhe por um tempo as notícias e novidades da comunidade. Se dê uma oportunidade de conhecer a linguagem, eu tenho quase certeza de que você não vai se arrepender.

Onde Aprender?

Não existem muitos cursos de Ruby ou de Rails no Brasil, mas a comunidade é muito atuante e vem fomentando a criação de grupos regionais. Além disso se você arranha bem no inglês não faltam opções de tutorias, comunidades e screencasts.

Você pode começar a experimentar um pouco de Ruby agora mesmo. Basta acessar o Try Ruby, um site que simula um console do Ruby e ensina os passos básicos da linguagem no seu navegador. O Try Ruby está em inglês mas você pode usar o guia de utilização no rubyonbr.org e aproveitar para se inscrever no fórum que aborda além do Ruby o Rails.

O site do Ruby em portugês tem um manual de Ruby em 20 minutos.

O Ruby Brasil é um site com informações diversas sobre Ruby e Rails.

O Taq, tem um excelente tutorial de Ruby, tutorial esse que serviu de base para um dos primeiros livros sobre o assunto no Brasil, além de um tutorial de Rails.

O Ronaldo Ferraz, do Superfice reflexiva disponibiliza um tutorial super completo para quem quer começar com o Rails.

O Fabia Akita, é o autor do livro Repensando a web com rails e em seu blog sempre existem informações sobre Ruby e RubyonRails.

A e-genial disponibiliza downloads das palestras e eventos realizados em seu ambiente de treinamento chamado Treina Tom. Você ainda pode se inscrever para os próximos eventos.

Em inglês além do site oficial do Ruby, você tem como fonte de informação o RailsCasts do Ryan Bytes, um blog com screencasts sobre o Rails (hoje com 77 episódios publicados) o Ruby Learning e centenas de outros.

Tudo isso é claro sem falar na documentação do Ruby e do Rails. E por último o Google, lá você com certeza vai encontrar muitas outras fontes além dessas.

E fim.
Fica o convite. Aprenda Ruby!

Nenhum comentário: