sábado, 13 de outubro de 2007

Ferramentas de desenvolvimento – Editor de Textos Vim


Desde que começei a trabalhar com desenvolvimento e com internet, testo com frequência editores de texto diferentes, tentando sempre aumentar a produtividade. Nestes 8 anos de trabalho já passei por vários editores e ide's, entre eles: bloco de notas, frontepage(em 1999 e apenas em 1999), dreamweaver, htmlkit, editplus, pspad, textpad, aptana, radrails, intype, scite, kate, gedit. Citando apenas os mais usados.

Atualmente uso o gedit e comecei a testar o Vim. Já tinha lido muito sobre ele, mas por falta de tempo para aprender algo novo, e o Vim diferente de outros editores exige um pouco de esforço para aprender os comando já que não existe ambiente gráfico, não levava o aprendizado adiante.

Sempre que tentava usar o Vim acabava me enrolando com algo (que seria facilmente resolvido com qualquer um dos editores citados, uma busca e substituição de palavra, por exemlo) e logo desistia. Recentemente descobri que o próprio Vim vem com um tutorial muito prático e abragente para o usário novato.

Para experimentá-lo digite no seu terminal(procedimento para ambiente gnu/linux, não sei se funciona da mesma forma em windows): vimtutor

O tutorial está em inglês, mas basta uma pequena noção do idioma e talvez um dicionário para poder acompanhá-lo. Nele você encontra 7 lições que cobrem os comandos básicos (que são muitos) e a sua utilização, sempre com exemplos práticos onde o usuário é convidado a interagir, experimentando no próprio tutorial os tópicos abordados.

Se você quer uma ferramenta de desenvolvimento leve, rápida, poderosa, custumizável e muito bem recomendada(vários desenvolvedores conceituados a indicam), experimente o Vim.

Nenhum comentário: