quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Restaurando o X-server

Como sou usuário de linux em tempo integral a pouco tempo, volta e meia eu faço alguma bobagem e desconfiguro o sistema.

Dá última vez tentando configurar o X-server para utilizar dois monitores eu simplesmente perdi as configurações e fiquei sem ambiente gráfico, e apesar de ter feito uma cópia do mesmo quando restaurei a cópia o ambiente gráfico não voltou.

Após uma série de pesquisas no google encontrei a seguinte solução:

  1. Inicei o Ubuntu no modo texto, segunda opção do boot;
  2. Como usuário root digitei a seguinte linha de comando: dpkg-reconfigure xserver-xorg;
  3. Segui as instruções, sendo que praticamente todas são default, precisei modificar apenas o adpatador de vídeo para VESA e aumentei a resolução de vídeo conforme a minha placa, uma NVIDIA geForce 6150;
  4. Reinicei o sistema e pronto o X-server voltou.

Uma observação importante você deve utilizar o gerenciador de drives restritos para instalar novamente os drives da sua placa de vídeo(isso comigo foi necessário).

Lógico que existem outras soluções, mas optei por essa por considerá-la a mais simples (Leia-se: ter funcionado de primeira) e por isso decidi publicá-la aqui.

Espero que seja útil.

Nenhum comentário: